Houve um aumento acentuado no uso de suplementos de Colágeno Hidrolisado em pó. Especialistas preveem que os consumidores do Brasil gastarão US $ 7,5 bilhões em suplementos de proteína em 2020. É uma alternativa barata e conveniente para cozinhar refeições inteiras. Eles estão disponíveis em supermercados, academias e em qualquer lugar que promova saúde e boa forma. Mas por que os pós de proteína são tão populares e quais são os benefícios para a saúde?

Em 2017, vimos o aumento de peptídeos de colágeno hidrolisado como a nova e melhorada proteína em pó. Os principais pontos de venda começaram a escrever histórias sobre os benefícios à saúde “ocultos” do colágeno. Não foi inicialmente um suplemento nutricional. Mas agora você encontrará colágeno em quase tudo.

colágeno hidrolisado

O pó de colágeno beneficia o corpo de várias maneiras e compõe uma grande parte dos suplementos de caldo de osso . Os usuários podem comprá-lo como um pó autônomo ou como nutriente em vários produtos de beleza. O colágeno beneficia a pele, cabelos, perda de peso, articulações, digestão e muito mais. É um suplemento muito versátil. Muitas pessoas usam peptídeos de colágeno no lugar de proteínas em pó tradicionais.

COLÁGENO O QUE É

O que é colágeno? A palavra “colágeno” deriva de “kola”, a palavra grega para cola. É a proteína mais abundante que existe no seu corpo. O colágeno compõe cerca de 30% de todas as proteínas do corpo e é o principal componente do tecido conjuntivo. Esse tecido inclui dentes, ligamentos, pele, músculos, ossos, tendões e muito mais.

O colágeno contém 18 aminoácidos diferentes. Prolina (25%) e glicina (20%) são as mais abundantes. Quando consumida, essa proteína se decompõe em aminoácidos individuais. Alguns desses aminoácidos ajudam a criar mais colágeno. Quando você perde o tecido conjuntivo, seu corpo cria um novo colágeno para substituí-lo.

A produção de colágeno do corpo diminui à medida que envelhecemos. Reabastecer nosso suprimento por meios alimentares é difícil. Por esse motivo, os suplementos de colágeno são essenciais para manter uma aparência jovem.

COLÁGENO HIDROLISADO O QUE É

O que é colágeno hidrolisado? O colágeno hidrolisado tem muitos nomes diferentes. Peptídeos de colágeno, gelatina (colágeno cozido) e hidrolisado de colágeno, para citar alguns. O processo começa coletando colágeno dos ossos e da pele dos animais. Em seguida, é dividido em fragmentos menores através de um processo chamado hidrólise. O corpo absorve esses fragmentos e os utiliza para aumentar a energia e o reparo dos tecidos.

Colágeno Hidrolisado em Pó Ao contrário do colágeno, o pó de colágeno hidrolisado é mais bio disponível. A biodisponibilidade aprimorada significa uma absorção mais natural na corrente sanguínea. Os peptídeos regulares, devido à sua forma longa, não podem oferecer os mesmos benefícios à saúde.

Os fragmentos menores dos suplementos de colágeno hidrolisado são mais fáceis de digerir. Assim, eles se decompõem rapidamente em moléculas que entram na corrente sanguínea. A forma hidrolisada tem uma taxa de absorção de 90%, contra 27% se adquirida através dos alimentos. Ao comprar suplementos, certifique-se de escolher pó de proteína de colágeno hidrolisado.

TIPOS DE COLAGENO

Existem muitos tipos de colágeno. Até o momento, identificamos aproximadamente 28 variações. Eles são distintos um do outro de várias maneiras. A composição molecular e a localização dentro do corpo são algumas das principais diferenças. Mas todos os tipos de colágeno ajudam principalmente os tecidos a manter sua elasticidade. Aproximadamente 80-90% de todo o colágeno no corpo humano é do tipo 1 e tipo 3.

Colágeno Tipo 1

O colágeno tipo 1 aparece mais no corpo. Está presente nos ossos, pele, órgãos e ligamentos. Forma o revestimento do trato gastrointestinal (GI). Este tipo de colágeno beneficia a elasticidade da pele e reduz a aparência de rugas. Um estudo descobriu que a suplementação oral de colágeno tipo 1 melhorou a osteoartrite.

Colágeno Tipo 2

O colágeno tipo 2 é o componente principal da cartilagem e faz parte do humor vítreo do olho. O humor vítreo fornece nutrientes para a retina. Também ajuda o olho a manter a forma esférica. Pessoas que não têm colágeno tipo 2 costumam sentir dor e desconforto nas articulações. Um ensaio clínico randomizado em 2016 descobriu que o colágeno tipo 2 reduzia a dor no joelho em seus indivíduos.

Colágeno Tipo 3

O colágeno tipo 3 existe na medula óssea. Você o encontrará dentro de vasos sanguíneos e paredes arteriais. Existem muitos paralelos entre o colágeno tipo 1 e o tipo 3. A pesquisa sugere que os peptídeos do tipo 3 auxiliam no desenvolvimento cardiovascular. O colágeno tipo 1 e tipo 3 também beneficiam o crescimento da pele, cabelos e unhas. Os melhores suplementos de proteína de colágeno para a beleza contêm uma mistura de ambos os peptídeos.

Colágeno Tipo 4

Precisamos de mais pesquisas para determinar a extensão total dos benefícios do colágeno tipo 4. Você encontrará o tipo 4 na lente dos seus olhos, mas é mais abundante na membrana basal da sua pele. A membrana basal desempenha muitas funções biológicas cruciais. Mas, o principal objetivo é ajudar na regeneração do tecido pós-lesão.

Colágeno Tipo 5

O colágeno tipo 5 desempenha um papel vital na criação de colágeno tipo 1 e tipo 3. Pesquisas anteriores sugerem que ela contribui para o desenvolvimento saudável de muitos órgãos. Esses órgãos incluem os pulmões, fígado e placenta. Assim como os peptídeos do tipo 4, a pesquisa sobre o tipo 5 ainda é relativamente nova.

DIFERENTES TIPOS DE COLÁGENO

Outros tipos de colágeno têm poucas quantidades no corpo humano. Por esse motivo, a maioria deles ainda precisa de uma investigação completa. Os benefícios de saúde da DermaCaps proteína colágena derivam dos peptídeos tipo 1 e tipo 3. Mas isso não torna as outras formas menos importantes no corpo.

Como exemplo, o colágeno tipo 6 pode proteger as células saudáveis ​​de resultados prejudiciais. Isso inclui morte celular acidental e dano oxidativo, conforme expresso nas células tumorais. Esse benefício o torna um biomarcador essencial para o diagnóstico de vários tipos de câncer.

O colágeno tipo 10 é outra forma rara. Estudos mostram que o tipo 10 forma tecido ósseo e cura a cartilagem. Esses dois processos são críticos após uma lesão. Agora que estamos familiarizados com os tipos de colágeno, vamos aos benefícios para a saúde.

BENEFÍCIOS DO COLÁGENO HIDROLISADO

Usar colágeno para o crescimento e perda de cabelo é outro benefício a considerar. O colágeno é parte integrante da manutenção de cabelos saudáveis. Às vezes, há falta de colágeno devido à quebra e baixa produção. Se isso acontecer, os folículos capilares geram cabelos finos e quebradiços.

O colágeno evita danos aos folículos capilares. Também protege e fortalece seus folículos ao mesmo tempo. Este benefício pode reduzir a perda de cabelo e promover o crescimento saudável do cabelo. O colágeno também mantém o cabelo hidratado e repara pontas duplas. Alguns médicos sugerem que a produção adequada de colágeno pode até impedir a formação de cabelos grisalhos.

Um estudo de referência de 2016 no Japão encontrou uma explicação para a perda de cabelo relacionada ao colágeno. Acontece que a falta de colágeno tipo 17 pode danificar as células-tronco nos folículos capilares. O dano leva a queda de cabelo e eventual calvície.

Um estudo em 2015 encontrou outra descoberta crítica. Os pesquisadores estabeleceram uma relação clara entre o colágeno tipo 4 e a regeneração folicular dos cabelos. Essa conexão suporta ainda os benefícios do colágeno na perda de cabelo.

Os suplementos de colágeno marinho também mostraram uma capacidade de reverter a queda de cabelo. Um estudo mostrou que era capaz de cultivar cabelos em homens que sofrem de calvície masculina. Houve o crescimento de novos cabelos, juntamente com o espessamento dos cabelos existentes.